top of page
Palestra_Coach_Claudia_Silva-151_edited.
brush.png

BLOG

BLOG

  • Foto do escritorClaudia Silva

7 ERROS QUE LEVAM LÍDERES AO FRACASSO

Atualizado: 21 de out. de 2020

Liderar sempre foi e será uma tarefa que requer muita atenção e resiliência, mas meu amigo, o cenário atual pede mais, pede contorcionismo, flexibilidade, agilidade e humanidade.


Vivemos em um momento histórico, onde tudo é efêmero e fugaz. As relações são superficiais e todos tem acesso a tudo e qualquer informação, sem muita consistência. Por outro lado, muitos profissionais estão mais seguros e cientes do seu valor pessoal.


A velocidade das informações chega a ser opressora, é uma ditadura do conhecimento e de tecnologia, mal a informação é absorvida e vem uma avalanche de coisas incríveis, descobertas, testes, pesquisas científicas contraditórias e novas direções.


Ufa!


O que acontece com o Líder diante de tanta diversidade?

Ao investigar algumas empresas que presto serviço de Treinamento e Coaching, descobri alguns erros básicos cometidos pelos líderes que enfraquece seu próprio poder e os impede de reter talentos e desenvolver pessoas.


Separei os 7 erros mais comuns cometidos pelos Líderes:


 1- Impor o Sucesso

Impor o Sucesso é muito diferente de despertar no funcionário a vontade de ter sucesso. A palavra Sucesso é muito particular, cada um tem uma medida na qual se norteia.

Fazer com que o funcionário seja um torcedor da empresa, apaixonado e disposto, deve ser uma missão de todo líder. As ferramentas para tal feito passam pelo processo de focar no que é positivo e no que cada um ganha se estiverem no jogo de forma vibrante.


2- Exigir Uniformidade no comportamento

Há alguns anos a exigência pela Uniformidade nas ações e comportamento era tolerada e até confortável para os funcionários, mas diante de um mundo em desconstrução de paradigmas é inadmissível que um líder exija “cópias” em seus departamentos.

Valorizar a diversidade de e a Unicidade é uma máxima.


 3-Tentar agradar a todos

Existe um desejo quase que incontrolável de sermos amados e queridos por todos, e é supernatural, mas esse desejo pode ser um verdadeiro tiro no pé se não for observado de perto.

Assim como na educação de crianças pelos pais, os Líderes devem nutrir a equipe com o que eles necessitam para crescerem, não o que desejam para se manterem confortáveis e estáveis.


4- Incongruência nas atitudes

Aquele velho ditado “Faça o que eu mando e não olhe o que eu faço” caiu em desuso há muito tempo. As atitudes de um líder falam muito mais alto que suas palavras e imposições.

Para ter uma equipe produtiva e engajada, é necessário que o Líder fique muito atento ao seu comportamento e tenha a coragem de pedir feedback constante aos liderados.


5- Ser Rígido Consigo

A rigidez de ideias e de pontos de vista funciona como um detonador de situações nocivas no ambiente profissional. Gera desconforto, intolerância com os próprios erros e também dos demais, e muitas vezes cria doenças que prejudicam Líderes e Liderados.

Lidar com o erro de forma saudável e corrigi-lo de forma positiva, deixa a liderança mais leve e eficiente.


6- Focar somente no Resultado

Focar somente no resultado desgasta a equipe, compromete a retenção de bons profissionais e aumenta a pressão do Líder.

O ponto de equilíbrio do sucesso nas empresas está em Relações e Resultados, a qualidade dos relacionamentos profissionais pode contribuir muito para o resultado final.


7- Liderar pelo medo

Muitos Líderes mesmo que implicitamente ainda adotam uma postura ameaçadora e coativa. Usam frases do tipo “Tem uma fila de gente querendo trabalhar aqui”. Mesmo que seja uma verdade o fato é que recrutar e contratar é uma tarefa cara e desgastante para uma empresa.


Líderes de Alta Performance olham para sua equipe como um projeto de vida e se dedicam a missão de extrair o que tem de melhor através do amor e não do medo.


Errar é saudável e humano, mas um Líder moderno e visionário aproveita cada tropeço para se refazer e transformar tudo em experiência produtiva.




Claudia Silva

18 visualizações
bottom of page